Pernambuco corre o risco de sofrer com as enchentes provocadas pelas chuvas da mesma forma como ocorreu com o estado de Santa Catarina, caso os gestores públicos não tomem providências. A afirmação foi feita, ontem (30), durante uma reunião do Clube de Engenharia de Pernambuco. Segundo o presidente da entidade, Alexandre Santos, o Estado não tem condições de receber um maior volume de chuvas, como tem previsto a meteorologia. Agora, o objetivo é alertar as autoridades.
Para o especialista em Recursos Hídricos e Hidrologia, Paulo Dutra, destacou o perigo das enchentes no Recife, que é construída sob região de mangue. As inundações da área urbana são resultados da urbanização, que veio junto com uma série de problemas estruturais.
O gerente geral de Recursos Hídricos do Governo do Estado, Marcelo Asfora, destacou que o governo está desenvolvendo um plano de contingência e debatendo o assunto junto a especialistas e representantes da sociedade. Só que para se preparar estruturalmente para o evento natural tem que haver a colaboração da população. Segundo Asfora, estão sendo desenvolvidas obras de melhorias, mas as pessoas não querem abrir mão de morar em um bairro nobre ou ter uma vista para o mar. Segundo ele, é a questão da educação ambiental que às vezes esbarra na educação básica.
O presidente do Clube de Engenharia afirmou que será elaborado um documento com os pontos discutidos durante a reunião. Depois o documento com a conclusão do debate será enviado para o Governo do Estado e prefeituras.
(Folha de Pernambuco)
Nenhum comentário:
Postar um comentário